Orixá Ifá

 

Elemento : Ar

Príncipio: Liberdade

Sistema: Áureo

Qualidade: Sabedoria. Consciência Espiritual. Ética. Florificação.

Característica: Transmissão

Cor – Branco

Saudação – Oxalá Babá !

Também conhecido por Orumilá é o senhor dos destinos, é ele que rege os o plano onírico (sonhos), é aquele que tudo sabe e tudo vê em todos os mundos que estão sob a tutela de Olorum, ele sabe tudo sobre o passado, o presente e o futuro de todos habitantes da Terra e do Céu, é o regente responsável e detentor dos oráculos.

Acredita-se que Olorum passou e confiou de maneira especial toda a sabedoria e conhecimentos possíveis, imagináveis, existente entre todos os mundos habitados e não habitados, fazendo com que desta forma que ele o representasse em qualquer lugar.

Conselheiro, Ifá está sempre pronto a auxiliar o homem a encontrar seu caminhos, e resolver seus problemas quotidianos, nos conferindo a inspiração e intuição para seguir melhor nossos destinos.

Segundo consta nas lendas, nada deveria ser feito sem uma previa consulta a Orumilá, pois além de o Sr. do destino trazer em si todo conhecimento, ele dará sempre ao consulente uma resposta satisfatória, obedecendo sempre a lei que rege o seu destino, pois conhece, ajuda e compreende o destino de todos na Terra. Pois é Ifá que determina o futuro e caminhada de todo espirito. E é por isso que ele tem todas respostas, todas as soluções e todos os remédios de nossos males, mas nem sempre responde, dá soluções e receita a todas perguntas e pedidos que lhe são feitos.

É também Ifá o único Orixá que pode alterar o destino de uma pessoa