Orixá Ossaim

Elemento : Terra

Príncipio: Trabalho

Sistema: Capilar

Qualidade: Príncipios activos do vegetal. Cura para todos os males. Encantamento.

Característica: Captação

Cor – Verde Claro e Branco

Sincretismo – São Benedito

Dia – Quinta-feira

Saudação – Eu Assá

Domínio – Todas as folhas.

Data comemorativa – 5 Outubro

Conhecedor dos mistérios e poderes das ervas, Ossãe ou Ossaim é o Orixá das folhas, e por analogia da saúde, da cura e da medicina, visto que é este mago curandeiro que guarda todos os segredos e magias do seu reino, as ervas que tanto curam como matam. Ossãe confere seu axé, tanto as ervas de uso litúrgicos como as de uso medicinal, sendo o especialista em todo tipo de banhos, infusões e macerações. Assim tornou-se um Orixá muito respeitado e poderoso dentro do panteão africano, já que nenhuma obrigação, ou cura, pode ser feito sem a permissão e utilização das ervas de seu domínio.

Seu domínio estende-se ao reino vegetal, vive na mata virgem e florestas em meio as folhas que ele conhece, cuida e protege, nada pode ser retirado de suas matas sem que se peça licença a Ossãe, pois sem isso, nenhuma erva teria o axé a ela atribuído.

Ossãe possui uma aura magica a sua volta, e apesar de sua importância, não faz parte das actividades quotidianas do ritual de Umbanda, aparecendo mais subtilmente através de técnicas e conhecimentos do uso ritualísticos das ervas para qualquer obrigação Litúrgica ou curativa, como forma condutora do equilíbrio energético.

Sem folha não tem Orixá

Divindade do Axé

Filho de Ilê e fé

Ossain mandou avisar Sob os olhos de Olorum

Aguinã folha sagrada  no Aiê está no Orum (2x)

Ewê Ossain Ewê Ossain iê (2x) 

CRÉDITOS: Afoxé Oyá Alaxé