Elemento : Terra

Príncipio: Trabalho

Sistema: Neurológico

Qualidade: Auto desenvolvimento. Crescimento. Vegetal.

Característica: Captação

Cor – Verde

Sincretismo – São Sebastião

Dia – Quinta-feira

Saudação – Okê Arô!

Domínio – Florestas

Data comemorativa – 20 Janeiro

Orixá Oxóssi

É o Orixá da caça, senhor Rei das matas. Representa o grande caçador inteligente, ágil e veloz como o vento que sai para a floresta em busca do alimento para sua tribo, usando de todo seu conhecimento que possui sobre a Macaia, (floresta, seu reino) que rege com determinação e sabedoria para conseguir resultados imediatos.

É para Oxóssi que pedimos ajuda quando saímos para uma “caçada”, seja em busca de um emprego, ou de qualquer outra coisa que precisamos para nossa sobrevivência, ou para nos proteger junto com Ogum (seu irmão, de quem recebeu seu ofá (arco e flecha)) dos ataques das feras. Curioso, está sempre disposto a aprender de tudo, mais também de ensinar, afinal uma tribo precisa de muitos caçadores bem preparados para sua melhor subsistência.

Caboclos e Caboclas de Oxóssi   

     Em Oxóssi temos Caboclos e Caboclas. Esta Entidade tem a haver com a busca espiritual, sendo a mais paciente e conselheira das 3 linhas. Os Pontos falam das matas, das caças, das plantas, etc. São entidades mais voltadas para as “mézinhas” passando normalmente mais trabalhos de evolução espiritual do que trabalhos acerca do material como Ogum e Xangô. Não posso, nunca, dissociar a imagem que tenho do meu Pai Caboclo Nharaué, mentor deste Terreiro, da imagem que tenho de caboclo de Oxóssi. Hei de sempre lembrar a benevolência do seu sorriso e do seu abraço. Nos seus símbolos encontra-se o arco e a flecha. O elemento predominante de Oxóssi é a Terra. E a sua cor o Verde.

Temos ainda as Caboclas de Oxóssi com grande ligação a Ossãe, sendo uma das mais conhecidas, a Cabocla Jurema. As Caboclas são entidades que embora da Linha de Oxóssi podem ter influências fortes de outros Orixás como Iansã, Oxum e Iemanjá (as Senhoras) ou outros/as. A cor das Caboclas é o verde e branco.

Sítios na Natureza onde a vibração de Oxóssi está presente: Matas, Florestas, etc.

A Dualidade de Oxóssi é Oxum podendo um filho de Oxóssi(em linha de Caboclo) poder puxar a Santa do Caboclo, Entidade Encantada da força de Oxum. Esta entidade não fala apenas dança. Pode vir de joelhos.

A entidade mentora da casa é o Caboclo Nharauê, é um caboclo de Oxóssi na linha de Pena Branca.

Saudações:

Saravá os Caboclos(as)

Okê Caboclo(a)