
Caboclo de Ogum
É por excelência um guerreiro. Capacitado de Força e Dinâmica desmancha Demandas e dá alento aos seus filhos na luta da vida material e espiritual. O seu elemento predominante é o fogo. Normalmente as suas incorporações são acompanhadas de Pontos vigorosos que demonstram coragem. Dois dos seus símbolos mais importantes são a espada e o escudo, sendo usado dentro do ritual uma planta, Espada de S. Jorge ou Espada de Ogum, para que a entidade possa trabalhar. Estas entidades são usualmente directas na forma de falar e não têm a mesma paciência que as das outras linhas. A cor das suas velas é o vermelho e branco. Faço aqui referência a alguns Oguns da casa como : Ogum Beira Mar e Ogum Yara os quais adoro e já me ajudaram muito no meu caminho. Um dos sítios da natureza onde a força de Ogum está presente é junto ao mar (Beira Mar) outro é em campinas e caminhos de ferro. Ogum está intimamente ligado à arte da guerra e aos metais. A Dualidade de Ogum é Iemanjá podendo um filho de Ogum(em linha de Caboclo), puxar a Santa do Caboclo, Entidade Encantada da força de Iemanjá. Esta entidade não fala apenas dança podendo por vezes entoar cânticos. Pode vir deitada.
Saravá o Caboclo de Ogum:
Okê Caboclo
Saravá Sr. Ogum:
Ogunhê meu Pai


O Orixá Ogum
É o orixá da guerra e do ferro, lutador e destemido. É o senhor das demandas, das conquistas, é o desbravador de todos os caminhos. A ele pedimos que cuide de nossas porteiras, impedindo que nossos inimigos nos ataquem, que com sua espada corte as demandas e o poder de nossos desafectos. Sempre lembrado como um militar que cavalga em seu cavalo branco, tem o porte majestoso de quem somente conhece a vitória nas batalhas. É também o protector das lavouras e colheitas, tendo sido o inventor de vários instrumentos agrícolas de ferro e metal, responsável pelo desenvolvimento.
Seu nome traduzido para o português, traduz fielmente as atribuições desse nosso amado Pai de temperamento difícil, que passa da mais profunda calma a acessos de cólera incontroláveis, mas é simpático e insinuante. Capaz de enfrentar uma guerra com ilimitada bravura, passando por cima de qualquer coisa para chegar à vitória.
É filho de Iemanjá e irmão mais velho de Exú e Oxossi. Por este último nutre um enorme sentimento, um amor de irmão verdadeiro, na verdade foi Ogum quem deu as armas de caça à Oxossi.
Elemento : Fogo
Príncipio: Justiça
Sistema: Sanguíneo
Qualidade: Dinâmica masculina. Movimento contínuo. Força. Calor da Terra.
Característica: Emissão
Cor – Azul escuro
Sincretismo – São Jorge
Dia – Terça-feira
Saudação – Ogunhé meu Pai
Domínio – Caminhos, Caminhos de Ferro
Data comemorativa – 23 Abril
